sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sobre Idolatria

   O texto que lemos no livro de Gálatas 5:16-26 nos fala sobre uma disputa entre nossa natureza humana versus os frutos do Espírito. Entre outros ítens, o que nossa natureza produz são coisas do tipo "imoralidade sexual, feitiçarias, inimizades e brigas, acessos de raiva, ambição egoísta... e a adoração de ídolos."

   Na página 466 da Bíblia de Estudos Pentecostal (Ed. CPAD) há um comentário chamado "Idolatria e Seus Males"... Tenho certeza que há inúmeras fontes sobre este assunto... Não sou teóloga, por isso sugiro uma pesquisa mais profunda, mas para definir exatamente o que quero dizer, fico com o comentário de Jaime Kemp, que encontrei na página 1040 da Bíblia Caminho (Ed. SBB):

   "O que é um ídolo? Qualquer coisa, pensamento, atitude, ideia que venha competir com Deus pela sua atenção e afeição, pode se tornar um ídolo. Quando deixamos que alguma coisa, com exceção de Deus, nos controle e nos domine, estamos criando um ídolo. E você pode ter certeza de que esses ídolos vão prometer tudo o que você deseja: amor, aceitação, popularidade, valor, felicidade e muito mais. Mas a verdade é que eles só escravizam. Quero fazer algumas perguntas para ajudá-lo a pensar se você tem ídolos na sua vida ou não:

1- O que preocupa ou comanda o seu coração?
2- O que o motiva, o que o controla?
3- O que você mais deseja?
4- Qual é a coisa ou o hábito que mais compete com o tempo que você dedica a Deus, a ponto de atrapalhar estes momentos?
5- Se tudo lhe fosse tirado, o que você não suportaria perder?
6- O que mais ocupa o seu pensamento e o seu tempo?

   Nós temos a tendência de nos afastar de Deus - Por isso, é bom que façamos sempre esta pergunta a nós mesmos: Quem ou o que está controlando meus pensamentos e comandando meu comportamento?
A idolatria nos incentiva a procurar satisfação, realização e paz em coisas, lugares e pessoas que nunca poderão providenciar o que precisamos. Nosso coração só encontra descanso e paz em Deus."

   Ainda no texto de Gálatas, Paulo nos adverte a deixarmos que o Espírito de Deus dirija a nossa vida e pra não obedecermos aos desejos da natureza humana. "Porque o que nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos."
   Embora cada um dos itens descritos nos versos acima faça parte da nossa natureza, alguns são mais latentes que outros e a prática, que é o real perigo, às vezes, pode ser tão sutil a ponto de nem nos darmos conta. Usando como exemplo a própria "adoração de ídolos", logo visualizamos alguém prostrado diante de algum "deus oriental" etc, ou nos recordamos dos israelitas e seu bezerro de ouro... À luz da Bíblia, existem centenas de religiões que praticam a idolatria, e o fato é tão explícito que nos julgamos livres da chance de chegarmos perto de nos tornarmos uma pessoa idólatra, porém multidões mantém seu "ídolo cotidiano" (como Jaime Kemp os descreve) no controle de suas vidas, dia após dia... E o que julgamos inofensivo ou apenas um hobby, pode estar sendo exatamente o que está nos afastando de Deus, o que provoca um vazio profundo, permanente e inexplicável em nosso interior.

   Sem me dar conta, enganada pelas várias máscaras da idolatria, vivi grande parte de minha vida envolvida com coisas que roubavam o lugar de Deus em mim, até que a voz de Deus me impactou e Sua Maravilhosa Luz iluminou o lugar escuro em que me encontrava. Ao escolher renunciar o meu "lugar seguro" por amor do Único e Verdadeiro Deus, eu nunca mais precisei de "momentos de euforia", de um "apoio natural" ou mesmo de pessoas específicas pra me sentir feliz e completa!
A cada dia sinto-me impulsionada a compartilhar minha experiência... Ao comentar, na íntegra, com alguns amigos, eles foram tocados pelo Espírito de Deus e constrangidos por Seu amor e fidelidade a abandonarem tudo aquilo que ocupava (involuntariamente, na maioria das vezes) o lugar de Deus em seus corações.
   Oro pra que centenas de pessoas ouçam Sua voz e permitam-se vivenciar a plena adoração ao Senhor! Não é fácil passar pelo processo de renovação da mente, principalmente se a prática está enraizada em sua personalidade ou temperamento... Mas não é impossível! Quando abri mão de tudo, fiquei sem chão. Nem sabia como daria o próximo passo... Foi aí que comecei ser carregada pelas asas do Espírito!

   "... Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio... As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza."

 CAren DiLima

Um comentário:

  1. Amém! Muito lindo seu texto, Caren. Amei este termo 'Ser carregada pelas asas do Espírito'! Deus esteja conosco. Bjs.

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por visitar meu blog e deixar sua opinião!

CAren DiLima