segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cheflera... Cuidado onde planta

   No último dia 19 tive que assistir passiva à poda fatal da minha linda e muito bem cuidada Cheflera... Ela foi plantada por mim e meu esposo no primeiro ano de nosso casamento (estava com pelo menos 12 anos, e espalhafatosos 5 metros de altura, no mínimo)... O problema é que plantamos 3 mudas muito próximas ao muro de divisa com um de nossos vizinhos... Seus troncos estavam muito espessos, e nosso receio era que o muro não fosse resistir...

   Confesso que bateu um chororô (zinho), pois era muito linda mesmo! Não tê-la mais naquele canto vai significar mais do que mudar o layout do jardim, significa que os pássaros sentirão falta das frutinhas na primavera, que nós sentiremos falta da sombra no verão... Eu ainda não acredito :( Porém, penso que assim teremos mais espaço em nosso jardim!... Não era minha intenção ficar sem meu arbusto favorito, ainda mais que nem tive tempo de me despedir, foi resolvido e executado em menos de 3 horas... Mas seja lá como for, plantarei outra Cheflera (num vaso, quem sabe), mas terei cuidado, pois pela experiência já sei que plantá-la perto de muros e fios de eletricidade, não é boa ideia.

   A Cheflera cresce muito rápido, e é também usada para interiores, mas necessita de espaço! Ela se da bem em ambientes com luminosidade moderada, sem sol direto o tempo todo, por causa da coloração (aquelas manchadas se mantém assim nestes ambientes apropriados)... E não exige muitos cuidados no plantio e nem na manutenção! Manter a terra úmida no verão já é suficiente, pois se ficar encharcada pode apodrecer... no inverno reduza as regas! A planta também é muito tolerante a podas, se estiver muito alta, corte o tronco principal a 30 cm de altura, e novos galhos brotarão!

   Como eu sempre digo... Algumas coisas, assim como minha Cheflera, precisam ser cortadas pela raiz... Se deixarmos como está pra ver o que acontece, pode se tornar prejudicial ou ser tarde demais! Por mais agradável que algo pareça ser, ou mais apegados que estejamos, se está prejudicando ou destruindo, por ser inadequado ou mal planejado... Não pense... Corte. Novas e lindas ideias surgirão após!

   (Essa foto da Carolyn no jardim, com nossa Cheflera no fundo, tem pelo menos 3 anos...)


   É isso ai, admiradores da linda natureza de Deus! Fica mais uma dica pessoal de jardinagem! Abraços :)

CAren DiLima

2 comentários:

  1. Olá! Apesar da poda "feia", hoje em dia, 4 meses depois, o que havia sobrado da minha Cheflera "explodiu" brotos de folhas até nos pedacinhos mais inusitados!!! Não pude negar a ela mais uma chance!!! Mas desta vez cuidaremos para mantê-la baixa!!! Graças a Deus algumas de suas criaturas ainda lutam pela sobrevivência!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho essa planta em minha chacarra onde moro, antes de crescer muito ja foi podada a 30 cm, to sempre podando ela, nao dava muito valor, mais pesquisando vejo que ela é otima para cerca viva e para o que estou querendo fazer, vou cortar uns galhos e plantar na frente da minha chacarra tampando um pouco a visao, só vou esperar chegar a primavera onde sera a melhor época, o segredo e sempre ficar de olho e nao deixar virar uma arvore se nao for essa a finalidade do plantio, adubando, regando e podando creio que vai ficar do modo que eu quero e penso, um dia posto uma imagem kkkk ;)

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por visitar meu blog e deixar sua opinião!

CAren DiLima