segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

FILOSOFANDO...


16 anos, esta era a minha idade quando resolvi que iria fazer Faculdade de Filosofia (até hoje já mudei de ideia sobre o meu curso umas 15 vezes). Nessa época eu fazia terapia e meu melhor amigo não era o meu namorado, o que incomodava muita gente, inclusive meu namorado... Minha terapeuta (saudade) achava que seria um bom curso, meu amigo discordava, mas me encantava a ideia!

O contato mais próximo que tinha com Filosofia eram as letras das canções da Banda Catedral (Kim) e muito do que lia na Bíblia. Eu tinha uma sede muito grande pela sabedoria... Eu mesma tinha a mania de filosofar... "Não sei se desgosto do eu, eu mesma, ou do eu nós", pensava, me referindo às situações em que meus relacionamentos me inquietavam. Tinha uma forma de me expressar que apenas eu entendia, uma sensibilidade só minha.

Mas meu contato real com a Filosofia aconteceu 10 anos mais tarde (tarde demais??), um breve estudo sobre a história da Filosofia, uma breve apresentação dos grandes filósofos... Gostei de algumas coisas, de outras nem tanto... Sócrates um tanto arrogante eu diria, foi a impressão que ficou.
Descobri que amo mais a sabedoria do que aos sábios. E pelo que aprendi Filosofia significa isso mesmo, do grego Φιλοσοφία: philos = que ama + sophia = sabedoria: que ama a sabedoria!!
Eu simpatizei com Aristóteles, e algumas de suas frases não me saem da cabeça... "A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las"... "Ama-se o que se conquista com esforço."

"Muitas pessoas acreditam que a Filosofia leva ao ateísmo, mas se formos mais a fundo ela nos conduz ao Sagrado..." Eu posso estar enganada, mas parece que era esta a frase que meu professor de Filosofia nos falava... E eu considerava tudo o que ele ensinava, com seu jeito apaixonado, totalmente empolgante... Me cativou! Ah, e a Filosofia também, mais do que nunca (Hoje em dia não tenho certeza se esse "aprendiz de filósofo" defendia mesmo tudo o que ensinava, mas eu gosto de ter a ilusão que sim).

A minha realidade pinta um quadro um tanto irrelevante sobre isso, acho que tenho coisas urgentes e mais importantes pra fazer. Meio ignorante da minha parte (no sentido de desconhecer algo mesmo. Ignorar), mas por enquanto vou ficando com o pouco que aprendi, adicionado ao que ainda estou aprendendo por ser curiosa, e claro, mesmo depois de anos ainda sou fiel às letras filosóficas da Catedral, e pra mim a Bíblia continua sendo a maior fonte de sabedoria. Salomão, no Antigo Testamento, é o maior exemplo (Rainha de Sabá quem o diga!), e no Novo Testamento temos o Mestre Jesus, que resume o sentido de todas as coisas a uma palavra apenas: AMOR. (Isso até me fez lembrar a letra da canção O Sentido, adivinha de quem?! http://letras.terra.com.br/catedral/44969/)

Quer saber o que mais? Quem sabe se um dia, depois de "viajar" por tantos cursos que ficarão só na vontade (de Nutrição à Ciências Políticas, passando por Direito e Psicologia), e de fazer todas as minhas coisas mais urgentes e mais importantes, para realizar o sonho do Ensino Superior, eu acabe mesmo em uma Faculdade de Filosofia?... Quem sabe... Ainda guardo as palavras amigas daquele "aprendiz de filósofo": "Corra atrás dos seus sonhos, pois só você pode realizá-los."

Hum...

CAren DiLima

27 comentários:

  1. Nossa que texto lindo e cheio de sabedoria! meus sinceros parabéns a quem escreveu e a quem ajudou a dar vida a um assunto tão nobre e rico em Filosofia! fica aqui meus sinceros elogios! Faziam tempo que não lia algo tão rico em sabedoria! Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio, "Anônimo"! Apesar de já fazer um tempinho que escrevi, mas relendo o texto, admito que nada mudou em relação a este assunto! Continue acompanhando o Blog e comentando!! Abração!

      Excluir
    2. Genteee! Que maravilha!!!!
      Parabéns querida pelas palavras lindas,traçadas com muita certeza e sabedoria, Deus continue te abençoando a cada dia, que a sua personalidade seja sempre firmada no pensar positivo, pois só os que te entedem te seguirpa assim como eu te sigo, nessa linda história e viagem.
      Sou estudante de Enfermagem/UNIME.
      Meu Skype;Joseane201079@ Hotmail.com
      Bjokas!!!!

      Excluir
    3. CAREN PARABENS SEU TEXTO E MARAVILHOSO,AS FEZES FALAR DE FILOSOFIA E MUITO COMPLEXO POR QUE AS PESSOAS ACHA QUE TODO FILOSOFO E ATEU,QUE NAO CRE EM NADA COMO VC MESMO CITOU NUM TRECHO.O SERS HUMANO NAO CONSEGUE COMPREENDER O SENTIDO DA FILOSOFIA,SE TODOS TIVESSE CURIOSIDADE,EU CREO QUE AS COISAS SERIA DIFERENTE AS PESSOAS SERIA MAS COMPRIENSIVA COM AS OUTRAS.SEMPRE VOU RECORDA DE UM TRECHO QUE DIZ" CORRA ATRAS DOS SEUS SONHOS,POIS SO VC PODE REALIZA-LO",ISSO VAI FICAR DE LIÇAO PARA MIM!

      Excluir
  2. Adorei o texto, muito bacana! Eu direi fácil de entender! Sou suspeita de dizer alguma coisa,adoro Filosofia! Mas quero parabenizar a quem escreveu! Excelente, nunca havia lindo algo tão lindo e sincero! Abraços a todos! maria Dirce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Dirce, muito obrigada!! Continue acompanhando e comentando!! Um abração!!

      Excluir
    2. muito bom o texto e cheio de informações interessantes

      Excluir
  3. gostei muito,meus parabéns..Sucesso..

    ResponderExcluir
  4. Olá Caren! Gostei muito da sua reflexão, talvez porque goste muito também de Filosofia e Psicologia, são áreas muito ligadas ao autoconhecimento e ao entendimento do mundo que nos cerca. Junto com a Teologia elas se complementam não é verdade? Hoje, eu fosse escolher uma, com a mente que tenho hoje, mais madura, escolheria sem dúvidas Teologia, porque é a que bate mais forte no coração. Se eu fosse pôr numa ordem: 1)Teologia; 2)Psicologia; 3)Filosofia. Acho que Filosofia é mais complexa, leva mais para o mundo das idéias dos mais diversas filosofias, e me deixaria mais confusa. Já a Teologia centraliza, não te tira do foco, né. Beijão pra ti e parabéns pelo seu blog! Graça e PAZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cyda!! Obrigada!! Concordo contigo sobre a ordem das Faculdades... Na verdade, acrescento que a Teologia elimina as outras alternativas, já que estudando a Bíblia a fundo, também aprenderemos sobre Filosofia e Psicologia!! Todo fundamento, entendimento, todo sentido está lá...

      Bem, obrigada pelo comentário! Espero que você goste e continue seguindo o Blog!!

      Abração, querida!!

      Excluir
  5. Olá Caren! Gostei muito da sua reflexão, talvez porque goste muito também de Filosofia e Psicologia, são áreas muito ligadas ao autoconhecimento e ao entendimento do mundo que nos cerca. Junto com a Teologia elas se complementam não é verdade? Hoje, eu fosse escolher uma, com a mente que tenho hoje, mais madura, escolheria sem dúvidas Teologia, porque é a que bate mais forte no coração. Se eu fosse pôr numa ordem: 1)Teologia; 2)Psicologia; 3)Filosofia. Acho que Filosofia é mais complexa, leva mais para o mundo das idéias dos mais diversas filosofias, e me deixaria mais confusa. Já a Teologia centraliza, não te tira do foco, né. Beijão pra ti e parabéns pelo seu blog! Graça e PAZ.

    ResponderExcluir
  6. É mocinha, muito interessante vc se interessar por assuntos tão intrigantes, tão discordantes, mas tão cativantes. Vc tem razão qdo diz que a filosofia nos apoxima ainda mais da báiblia. Sempre tive vontade e curiosidade de conhecer mais a filosofia, mas tinha um medo de que ela me afastasse de Deus e da igreja. Qual foi minha surpresa, é muito mais fácil vc se afastar por conta de pessoas que estão dentro da igreja, do que pela filosofia. Vou te dizer uma coisa, o que é a bíblia senão um compilamento de livros filosóficos? Jesus foi o maior filósofo, inclusive do amor. A igreja tenta nos alienar, mas cabe a nós, querer conhecer, entender e tomar a decisão. Valeu!!

    ResponderExcluir
  7. É mocinha, muito interessante vc se interessar por assuntos tão intrigantes, tão discordantes, mas tão cativantes. Vc tem razão qdo diz que a filosofia nos apoxima ainda mais da báiblia. Sempre tive vontade e curiosidade de conhecer mais a filosofia, mas tinha um medo de que ela me afastasse de Deus e da igreja. Qual foi minha surpresa, é muito mais fácil vc se afastar por conta de pessoas que estão dentro da igreja, do que pela filosofia. Vou te dizer uma coisa, o que é a bíblia senão um compilamento de livros filosóficos? Jesus foi o maior filósofo, inclusive do amor. A igreja tenta nos alienar, mas cabe a nós, querer conhecer, entender e tomar a decisão. Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, gostei de tua "colocação"! A "Igreja" é formada por pessoas, e muitas vezes, pessoas não tão preparadas assim... Cabe a nós mesmos, por conta própria, organizar nossas fontes e pedir orientação ao próprio Espírito de Deus pra entendermos a verdade em cada questão!
      Fiquei feliz com a descrição "assuntos tão intrigantes, tão discordantes, mas tão cativantes"! Obrigada pela atenção, e continue acompanhando e comentando! Você é sempre bem-vinda!!!

      Abração da "mocinha" Caren diLima

      Excluir
  8. CA! Gostei muito da sua palavras, observei na senhorita uma especialidade que hoje é raridade, nota 10, sendo assim o máximo, despertou em mim algo muito interessante, meus parabém. Vou está orando para senhorita e família. A paz do senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Servo, obrigada! Espero que você também se interesse por outros textos!... A paz do Senhor, querido!!!

      Excluir
  9. ANALIZANDO SEU TEXTO È REALMENTE APAIXONANTE E INTRIGANTE A MANEIRA QUE VOCÊ DEFINE E FAZ COM QUE A FILOSOFIA TENHA UMA IMPORTÂNCIA AINDA MAIOR E QUE SOME MAS ADEPTOS À LEITURA E SOBRE TUDO AO CONHECIMENTO DE NOSSA ORIGEM. FANTÂSTICO À CLAREZA,RIQUEZA COM QUE VOCÊ DEFERE A SUA VERDADE , EU ESTOU ENCANTADO SOU ESTUDANDE DE CIÊNCIAS BIÔLOGICAS E UM GRANDE APRECIADOR DAS PALAVRAS,ATRANSPARENCIA EO REALISMO ABORDADO POR VOCÊ È LINDO. PARABÈNS, E QUE DEUS CONTINUI SENDO SUA FONTE DE INSPIRAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel,

      Muito obrigada! Apesar de ser um texto meio antigo, não posso dizer que mudou muita coisa sobre isto de lá pra cá! Fico feliz de ver que este texto tem chamado a atenção de alguns estudantes na área também!
      Espero que você e os demais leitores se sintam à vontade neste espaço, ou seja, no Blog inteiro, pois não sou dona da verdade, apenas penso que compartilhando minha, digamos assim "vivência", eu possa estar ajudando a ampliar os horizontes de outras pessoas, ou algo parecido!

      Um abração

      CAren diLima *CA*

      Excluir
  10. Sem dúvidas este texto é uma "real inspiração" para mim. Acredito que o AMOR é base de tudo. Quando amamos o DIVINO refletiremos nossa imagem como num espelho através dos pensamentos e atos.

    ResponderExcluir
  11. Li o seu texto por causa de uma atividade de HCS do meu curso, realmente gostei muito, filosofia sempre foi uma das matérias que mais me interessou, que intrigou... não sei porque mais quanto mais conheço as coisas mais curioso eu fico, a quela pergunta do "por que" nunca se cala, e acho a filosofia intrigante de mais, e isso me atrai.
    Mas assim como você, tudo isso sempre me leva de volta a bíblia, à Deus, filosofia não nos afasta da teologia, mas sim abre nossa mente para que possamos a entende-la. ?
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  12. Eu vi alguns dos meus pensamentos em seu texto, vc é muito linda!!! seu texto tb!!!

    ResponderExcluir
  13. Realmente é um texto lindo, inspirador e cativante. Parabéns... Bjus...

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Uma sugestão: você poderia fazer um curso de formação livre em Filosofia, on line. www.filosofiaadistancia.com.br . Após concluído o curso de dois anos e alguns meses, você cursaria Filosofia Clínica. www.filosofiaclinica.com.br . O Tempo voa quando se ama, quando se sabe amar. Com a Filosofia Clínica, se você for uma vocacionada para ser uma terapeuta filósofa clínica, fará estudos adicionais, com estágios e pré estágios e se tiver condições, você então, receberá o certificado A. Ou então, o certificado B, que lhe dará o direito de uma pós-graduação. Se você ama Filosofia, ajude o mundo a ser melhor, a obter uma transformação. Espero que vc leia o que deixei para você. Um beijo em seu coração.

    ResponderExcluir
  16. Fico muita pensativa e com vontade de fazer uma faculdade de filosofia, faço curso de direito na unime e psicologia também apaixonante mas a gente estuda para uma lado voltado para a psicologia forense, desejo que você seja feliz nas suas escolhas pois tenho certeza do que quero e pra o futuro a filosofia faz parte das minhas escolhas . um grande abraço e fica com Deus!

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por visitar meu blog e deixar sua opinião!

CAren DiLima