quarta-feira, 14 de julho de 2010

RIO GRANDE DO SUL ABAIXO DE ZERO

"Em noite que pode ser a mais fria do ano, São José dos Ausentes tem sensação térmica de -17°C"


Amigos, me sinto uma brasileira privilegiada por estar, neste momento, vestindo: um casaco que me cobre do nariz às panturrilhas, um cachecol de 2 metros enroscado no pescoço que eu mesma confeccionei, uma grossa touca de lã na cabeça, luvas quentinhas, blusão, calça, botas forradas (e lindíssimas, da Cravo & Canela) etc.
Noutro dia minha mãe ainda comentava que "nem ía fazer tanto frio neste inverno..." Mas uma frente "congelante" acabou de chegar no estado, que é pra não decepcionar a gauchada, né! Não sei o quanto vai durar, mas o fato é que nós, gaúchos, estamos encarangados de frio (essa você pode usar o dicionário ao lado!), com as nossas juntas doendo, dedos congelando e, não fosse a eletricidade e a tecnologia dos aquecedores, duchas etc (mas vale a "latinha com álcool" também rsrrsrs), muitos de nós estaríamos substituindo o banho diário por perfumes, assim como os europeus! Tudo bem, meus amigos mais ao Norte devem estar achando até engraçado essa descrição ao me imaginar fantasiada de esquimó... Tudo bem, eu não ligo! Pois, apesar do frio e da sensação térmica hoje em Porto Alegre ter sido de -7°C, o inverno (que é mesmo inverno aqui no Sul) nos proporciona momentos e imagens que não se pode registrar em outros estados brasileiros (e isso não tem preço)!

O lado triste não são as dezenas de peças de roupas que irei usar estas semanas... O lado triste (e minhas sinceras considerações) é que muitos não terão tantas peças de roupas assim pra se abrigarem... Bem, essa é mais uma oportunidade de sermos solidários, mas daí o assunto é outro (e não menos importante... Pelo contrário, eu diria, muitíssimo mais importante).

Voltando ao lado bom... Os trajes que usamos pra nos aquecer são, geralmente, muito elegantes! Os acessórios como o cachecol, a touca, a boina, as luvas, o poncho, as botas... Em que outro lugar, no Brasil, alguém pode ter o prazer de vestí-los? Em geral, em toda região Sul, mas não é a mesma coisa!!
Agora, a culinária para estes dias (baba, baby! Hehheh)... As massas e sopas são super bem-vindas nessa época, incluindo as pizzas de forno, mas o ponto alto são o fondue, o café colonial (que é um verdadeiro banquete) e o vinho! Claro, não esquecendo o tradicional chimarrão, mas gaúcho que é gaúcho encara esse em qualquer estação do ano!
Com diversos nomes, formatos e tecnologias diferentes, "aparelhos" são usados para proporcionar aquecimento às casas e hotéis aqui no Sul (vai depender da região, da cultura ou das... finanças, do indivíduo), alguns deles: Fogão à lenha, lareira, aquecedor elétrico, aquecedor a gás, aquecedor a óleo, sistema de calefação, climatizador de ar (ou split)... Todo mundo usa pelo menos um deles (eu uso aquecedor a óleo, porque não agride o meio ambiente!), mas como eu já disse, valem outros meios, só não vale colocar fogo na casa...
Ah, claro! Outro item indispensável nas nossas casas são os cobertores (térmicos, ou de lã pura, ou acolchoados, ou do tipo mantas ou edredons mesmo). Se a pessoa puder ter de 3 pra cima, melhor!

Mas vou encerrar com as belíssimas imagens do estado, que falam por si só! Ainda mais que meus pés já congelaram e minhas mãos já estão roxas, meus dedos nem obedecem mais...


GRAMADO >> Esta manhã estava marcando negativo em um dos mais importantes pontos turísticos do estado! (cidade lindíssima em qualquer estação do ano!)


CAMBARÁ DO SUL >> Também marcando negativo (Bem, a Serra gaúcha em peso nesta lista!)


SÃO JOSÉ DOS AUSENTES >> Na fronteira com Santa Catarina, numa das cidades mais frias do RS, já tão preparando a lenha!!


CRUZ ALTA >> Terra de Érico Veríssimo e também terra da minha mãe!! Olha só como amanheceu!


Bem, vou nessa, pra baixo do meu cobertor!!

Esse post eu deixo pros meus parentes e amigos gaúchos, que amadoram nossa terra! E também pros meu amigo do Rio (seu Vinny, que sonho você aqui!), convido-o para vir passar uns dias no inverno gostoso e aconchegante do meu "país" RIO GRANDE DO SUL... Você vai adorar, com certeza!

Um beijo gelado pra todos! Fui!

CAren DiLima

4 comentários:

  1. Cáren!!!
    lembrei do nosso fondue de chocolate em frente a lareira aqui em casa. Vê se vem né. Vamos já organizar esse comes.

    Beijokas.

    ResponderExcluir
  2. Ane!!!

    Hehehhe quando eu tava escrevendo eu tava pensando "A Ane vai falar do fondue e também da lareira!!" (e o café colonial lá na casa da mama, né!)
    Vamo marcar sem falta então! A Cal ta de férias, vamos aproveitar!!

    Beijão

    P.S. Galera, ela tem duas lareiras!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ai é um pedaço da Europa!! e eu achava que em Juiz de Fora - MG era frio... mas com certeza vou visita-lá, mas infelizmente vai demorar um pouquinho!!Enquanto isso, continuamos on line!!!

    Um enorme abraço e beijo moça bonita!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo(ALAN)!

    Precisas conhecer a Serra gaúcha, é um sonho, o melhor lugar do mundo todo!!! Dá uma pesquisada em GRAMADO, foi onde passei a minha lua-de-mel (de onde eu moro, dá umas 2 horas de viagem, mas é lindo demais)... Quase todos os invernos, pelo menos num dia cai neve (pouca, mas cai)! Gramado e toda a "Região das Hortências" foi colonizada principalmente por alemães e italianos... A Europa é aqui mesmo hehehe

    Beijão, te aguardamos!!

    Caren diLima

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por visitar meu blog e deixar sua opinião!

CAren DiLima