terça-feira, 20 de julho de 2010

"Uma espécie de TCHAU"

(Comentem a situação, mesmo de forma hipotética)

Bem, eu estava me lembrando de um casal que está junto há décadas, desses que chegou a dar inveja nos mais jovens, já que, pelo tempo que compartilham suas vidas, passaram por aquele estágio em que um completa a frase do outro, um conhece todas as manias do outro e até mesmo suas expressões faciais foram todas decodificadas um pelo outro... Um pelo outro, um pelo outro e um pelo outro! Enfim.
Acontece que, quando pareciam que estavam lá no topo de sua caminhada juntos, de repente (ninguém tem a menor ideia a partir de quando, onde, como ou porquê) as coisas entre eles iniciaram uma espécie de... regressão.
Mas como esta "regressão" não começou "ontem", outro dia mesmo ela desabafou "... Por que então, ao invés dele parar de me deixar em frangalhos emocionalmente; parar de jogar defeitos, que eu sei que não tenho, em cima de mim; parar de mentir; parar de colocar a culpa de todas as coisas ruins que acontecem em mim; parar de me diminuir e de me humilhar na frente dos outros; parar de se ausentar quando preciso de ajuda..." Eu disse "... E o que mais, mesmo?" E ela continuou "... Não sei... Não quero ler as entrelinhas, mas isso tá parecendo uma espécie de TCHAU." Eu "Poxa, minha amiga..." (que cara a gente faz diante de um desabafo desses?) "Uma espécie de TCHAU parece algo bem triste..." Contei até 10 (Não. Até 20!), enquanto buscava no meu "arquivo" interno algumas palavras para ajudá-la... O triste é que (surpreeesa) eu não tenho resposta pra tudo.
Muitas pessoas já experimentaram minhas respostas, críticas, conselhos e até mesmo "ignorâncias" sinceras (Ok. Até eu já ando duvidando de "taaaanta" sinceridade assim, mas é que uma hora a gente precisa crescer), e neste caso, eu "sinceramente" não disse nada.

Não consegui parar de pensar na expressão "espécie de TCHAU". O que é uma "espécie de TCHAU"?? É alguém que quer dizer "Foi bom enquanto durou", mas não tem coragem de fazê-lo? É o "TCHAU" do covarde, então? O "TCHAU" do covarde canalha?! ...

Como não posso tomar partido de ninguém, e o velho ditado já dizia que "Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher", vou dar continuação aqui fazendo "hipóteses"...
Vamos imaginar que ela (hipoteticamente falando) seja uma mulher bem resolvida, bonita, boa mãe, não é pegajosa e nem ciumenta, não anda futricando a vida do marido, procura sempre ver o "copo meio cheio" nas situações, procura ceder nas discordâncias (e olha que ela é do tipo orgulhosa e que, como toda mulher, se acha mais inteligente que o homem), tenta fazer o que acha certo para edificar a sua casa, é muito aberta ao diálogo, é leal, cúmplice, sincera (Bem, pelo menos é o que parece)... Só até aí!
Já ele (hipote... Você sabe) seja um homem carismático, bonito, trabalhador, bom pai, brincalhão (quando está de bom humor)... Bem, não vou ficar elogiando o cara, né (apesar dele merecer minha admiração, pois apesar de todos os seus defeitos, eu não conheço muitos homens que cheguem aos seus pés)... Mas ele já foi um homem melhor que o de hoje em dia, diga-se de passagem. Quero crer que ele só esteja passando por uma fase ruim.
Pois eu, no lugar dela, com esse meu problema de ansiedade e todos meus chiliques, toda essa minha sinceridade exagerada (ao ponto de confessar até meu lado obscuro ao meu marido), toda essa minha mania de dramatizar (culpa do meu DDA), essa aspiração a psicóloga (Deus nos proteja), e esse meu legado sobre lealdade e amizade eternas... Não aguentaria viva por muito tempo me sentindo pressionada por alguém que ficasse me julgando o tempo todo, me humilhando, subestimando minha inteligência bem debaixo do meu nariz e ainda por cima me fazendo acreditar que a culpada, então, sou eu. Eu, no lugar dela, estaria numa roubada se meu marido me respondesse o tempo inteiro "na defensiva", se ele fosse grosso e impaciente sem trégua, se eu tivesse que "andar sobre ovos" como se estivesse com medo dele, se eu tivesse que ouvir ofensas de cortar o coração...

Desculpem-me pelos detalhes, mas ainda outro dia ela me pareceu tão abatida com essa situação toda... Como eu tenho essa visão do "Calma, vai ficar tudo bem" eu fiz com que ela pensasse que "poderia ser pior, afinal, graças a Deus, ele não é violento... Ele ainda é um bom pai (apesar de ter tido uma educação um tanto... primitiva), é trabalhador, e muitas vezes ele ainda consegue manter o humor (coisa de minutos, mas é melhor que nada)..."

Mas voltando ao foco, ao "espécie de TCHAU"... Não sei se a intenção é esta, não conversei com ele pra saber se existe um motivo pra ter mudado tanto assim em relação a ela (pelo que eu me lembro, ela continua a mesma... Inclusive, se sente que pode estar prejudicando a situação, ela procura refletir, voltar atrás, pedir desculpas, buscar ajuda... Já disse que ele nunca pede desculpas?? Pois é...), já li tanto livro pra casal, mas não sei o que acontece neste caso...
Mas me inclinando pra essa dúvida dela, começo a pensar seriamente "será que é mesmo uma espécie de TCHAU"??
Então por que a "criatura" não diz logo... "TCHAU"??!! Pra que cozinhar a esposa? E pra que inventar tanta desculpa??
Até de "ranzinza" ele a chamou essa semana (Poxa, essa é a última coisa que ela é. Às vezes, eu acho até que ela ri demais...). Se dar TCHAU for mesmo o que ele está tentando fazer... Isso me lembra aqueles funcionários que, quando tão de saco cheio do trabalho, ao invés de pedirem demissão, ficam fazendo "inocentemente" todas as trapalhadas possíveis, só pra serem demitidos e não perderem o seguro e o fundo de garantia... Aff. E isto, por mais repugnante que seja, não chega aos pés de um marido que fica magoando a esposa com comportamentos deprimentes, fazendo ela acreditar que teve a culpa, enquanto o "anjinho" tira o seu da reta. Faça-me o favor, estamos falando de um raio de casamento que dura há um tempão e que, até poucos anos atrás, parecia perfeito. (Meu Deus, por que eu não to conseguindo entender isto??)

Aff.

Infelizmente, estas duas pessoas até onde eu sei, simplesmente não costumam usar a rede (ou felizmente)... A chance de, pelo menos um deles, ler este post é de menos de 0%. Então, tomei a liberdade de expor esta situação, pra ver o que outras pessoas podem dizer sobre isto...

Bem, e tirando o fato de que a falta de sinceridade nos relacionamentos entre casais me causa náuseas... Acredito que, mesmo que um casamento pareça estar acabando (ou acabado), se ambos derem tempo ao tempo... Ai, que droga... Como eu posso concluir?? Apenas três frases:

"A música TCHAU da banda Catedral é ótima!"
("...Somos Serra e Litoral. Nosso final é simples TCHAU"
Pelo menos é bem objetiva http://letras.terra.com.br/catedral/63519/ )

"É impossível, mas DEUS pode."

"DEUS não atende à dor, mas ao clamor."

É isso. E que frases como "espécie de TCHAU", ou "espécie" de qualquer outra coisa, possa se tornar menos realidade entre um casal. Ou é, ou não é.

Indignada... CAren DiLima

P.S. Se por acaso "você" ler isto, saiba que minha indignação é somente com a falta de sinceridade entre os casais. Amo vocês dois e sua família profundamente e acredito que Deus pode mudar qualquer realidade que não reflita o amor incondicional que Ele mesmo tem por todos nós. Deus ama a família. Sei, do fundo do meu coração, que não existe nada que Deus não possa resolver, em O Nome de JESUS. Amém. (Esperança e oração para que tudo volte ao normal...)

2 comentários:

  1. Oi Cá!
    Lendo teu texto não consegui parar de lembrar do Soneto de Fidelidade do Vinícius de Moraes, que fala exatamente da beleza do amor, enquanto ele durar:

    De tudo ao meu amor serei atento
    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento.

    Quero vivê-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento

    E assim, quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa me dizer do amor (que tive):
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure.

    ResponderExcluir
  2. "... Mas que seja infinito enquanto dure..."

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por visitar meu blog e deixar sua opinião!

CAren DiLima