terça-feira, 15 de junho de 2010

O SEMEADOR



Mediante à tantas oportunidades que tenho tido nos últimos meses de conversar com outras pessoas que, assim como eu, tem passado alguns "perrengues" por causa de distúrbios, como o da ansiedade etc...
E consequentemente, por já obter um pouco de experiência nessa área e em outras, afinal, beirar os 30 anos tem que ter suas vantagens! Estava, este fim de semana, meditando na forma como as pessoas recebem meus "pontos de vista", "solidariedade" e até mesmo "conselhos", e como estas palavras (sinceras e fraternais) florescem, ou não, de maneiras distintas em cada uma.

Eu acabei relendo então, "A PARÁBOLA DO SEMEADOR"...
Você sabe: "...Um semeador saiu a semear... Uma parte das sementes caiu à beira do caminho, então os pássaros vieram e comeram as sementes. Outra parte caiu num solo cheio de pedras, então logo nasceu, porque não tinha terra o bastante, mas veio o sol, então queimou e secou a planta, pois ela não tinha raiz... Outra parte caiu entre espinhos, e estes cresceram e sufocaram a planta... Outra parte caiu numa terra boa e deu fruto!..." (S. Mateus 13)
A explicação é sobre o reino de Deus, porém, adaptando à minha experiência e seguindo a mesma linha do que eu estava meditando, o que não é diferente, já que minha vida é baseada nestes princípios... Fica mais ou menos assim "Aqueles que ouvem as palavras (só pra esclarecer... Não, eu não sou psicóloga!) mas não "captam", não as entendem, ouvem em seguida outro tipo de conselho e tudo o que ouviram primeiro é esquecido, é como a semente que caiu no caminho... Já as que caíram entre os pedregais, são como aqueles que recebem os conselhos ou ouvem as experiências com alegria, mas logo que vem a primeira "crise", uma adversidade, uma recaída (seja lá o que for), logo desanimam e se ofendem, porque não tem raiz, parece coisa de momento... Bem, lembre-se de que estamos falando de conselhos e experiências de assuntos como "ansiedade, desertos, distúrbios, lutas, desesperança, desentendimentos familiares, problemas na convivência, desânimo, projetos que não dão certo, ruínas, solidão, tribulações... Enfim, perdas, perdas e mais perdas..." Então, existem palavras ditas a aqueles que no primeiro momento aceitam, por exemplo, que sua fase ruim pode ter um propósito eterno de formar caráter, de transformar alguém "impaciente, orgulhoso, preconceituoso, egoísta, mal-amado, infiel, pessimista, traumatizado, ruim, desonesto, incrédulo...", em uma pessoa mais preparada, capacitada, melhor etc! Só que, como não sabem dar tempo ao tempo, não aceitam "perder" pra "ganhar" e querem os resultados pra "ontem", as palavras acabam sendo sufocadas, assim como a planta entre espinhos, e os conselhos acabam não frutificando... Mas graças a Deus, nessa minha edificante e fraternal experiência em aconselhar, em oferecer apoio, em me expor pra poder ajudar, em ministrar a palavra de Deus etc, a maioria das "sementes" tem caído em solo fértil, em terra boa, onde os frutos são permanentes! Tenho o prazer e a alegria indizível em saber que problemas estão sendo amenizados ou resolvidos, que crises estão sendo controladas, que famílias estão se suportando, que ministérios estão sendo erguidos ou reerguidos, que amizades estão sendo seladas, que os cansados estão retomando o caminho, que corações quebrados estão se restaurando, que feridas estão sendo saradas, que momentos de inexplicáveis angústias estão sendo aceitas e vistas como oportunidades de crescimento... Enfim, parece a coisa mais insana e masoquista de se dizer, mas a alegria que sinto na minha tribulação quase não cabe dentro de mim, diante das conquistas que muitos outros estão tendo através das minhas experiências... Vale muito a pena!

"...Como um farol que brilha à noite, como ponte sobre as águas, como abrigo no deserto, como flecha que acerta o alvo... Quero ser usado da maneira que Te agrade, em qualquer hora e qualquer lugar... Eis aqui a minha vida, usa-me, Senhor! Usa-me!" (Sonda-me, usa-me / Aline Barros)


Queridos!

A todos aqueles que tem recebido com carinho as palavras ministradas aos seus corações, através do que Deus tem permitido que eu vivencie, quero dizer que através de vocês mesmos, minha vida tem sido edificada e fortalecida! Pra glória Daquele que tem nos sustentado, e tem semeado Sua própria Palavra em nossos "terrenos férteis", a Deus toda honra e todo louvor, pois não é a semente dos meus próprios conceitos e verdades que tenho saído a semear, mas as sementes da Verdade Daquele a quem pertencem todos os bons frutos: Ao Deus Eterno, O SEMEADOR!

Meu amor fraterno aos amigos no Orkut, aos queridos do Tópico Evangélicos / Comunidade Ansiedade, aos que tem gastado horas no msn derramando suas debilidades e recebendo conselhos de uma "Moça Bonita" tão carente da graça do Senhor quanto eles, a aqueles que tem me procurado pessoalmente pra firmar uma amizade fundamentada no verdadeiro amor de Cristo, aos meus amigos mais chegados por confidenciarem sem receio seus sentimentos, a todos irmãos que tem recebido uma bênção aonde ministro louvor... Vocês são uma das mais importantes razões pra eu ter sede de realizar os sonhos de Deus pra minha vida!
Amo vocês cada dia mais e mais!!!

Meu coração e orações por todos vocês!
Deus continue nos abençoando! Amém!

By CAren DiLima

P.S. Obra acima: O SEMEADOR - 1888 por Vincent Van Gogh

8 comentários:

  1. que lindo Cá! Deus fica muito contente com a tua disposição em ajudar outros que enfrentam as mesmas tribulações. E com certeza aquele hino da aline barros "sonda-me e usa-me" tem sido uma verdade que tu tens vivido, porque tu tens sido como um farol que brilha à noite, como ponte sobre as águas, como abrigo no deserto, como flecha que acerta o alvo.A tua vida me encoraja a enfrentar minhas tribulações com fé!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de teus textos cheios de sentimentos, mas me dão mais tristeza do que alegria. Neles, passa a ideia de que tua vida é um verdadeiro inferno que só encontra refrigério em teu altruismo (que si ser verdadeiro e não fingido). Me causa tristeza a ideia de que minha irmã é infeliz.
    Posso estar enganada, pois no dia a dia és diferente, mas se eu te ver somente por teus textos, como este, fico à beira das lágrimas com tantas "perdas, perdas e perdas".
    Conta uns ganhos, pra eu me sentir mais tranquila, ganhos reais, não só os que tens ao contribuir com a felicidade dos outros. Diz, vez ou outra, que tu és feliz, que a vida é bela, que não há motivos para chorar, porque eu, sinceramente, não os tenho por hora. Já tive, mas passou, completamente, embora o futuro ainda os possa trazer novamente. Por hora, e é o que importa, só vejo sorrisos e motivos para agradecer, nada a pedir, de verdade.

    Beijos e mais beijos da mana que te admira por tua bravura e sinceridade, mesmo que ela doa em muitas vezes.

    ResponderExcluir
  3. Priscila!! Querida, sabes que através da tua amizade tenho recebido ainda mais do Senhor, e essa tem sido mais uma prova do quanto Ele cuida de nós, não que eu tenha a menor dúvida disto! Você é uma das pessoas que me inspiraram pra escrever este texto!!

    Abração, que nosso Deus te abençoe mais e mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Ane!! Me deixaste um pouco "tonta" com o comentário acima! Mas vamos por partes>> "...passa a ideia de que tua vida é um verdadeiro inferno...", desculpe, mas relendo várias vezes, não consegui encontrar de onde possas ter tirado esta ideia. Isso não é verdade, à propósito, minha vida, meus dias, meus anos, não se resumem em um distúrbio. >> "... só encontra refrigério em teu altruismo...", mais um equívoco, afinal, ser solidária com os que estão no mesmo barco é uma oportunidade que surge, o que não tem preço, mas não é tudo! Independente de ter alguém pra "ensinar", minhas alegria e paz são inabaláveis!! >> "... é infeliz.". Eu não sou infeliz. Não sou triste. Não sou irritada. Não sou estressada... Emoções são sentidas conforme a situação. Mas uma pessoa pode experimentar a "paz" mesmo em meio a um furacão! Pode ter "alegria", embora o mundo esteja desabando ao seu redor! EMOÇÕES X SENTIMENTOS! Este texto, exclusivamente, trata sobre "oportunidades que estou tendo em ajudar aqueles que tem me procurado pra desabafar seus problemas pessoais (tipo um "mimo" pra essas pessoas queridas), problemas na família, problemas financeiros... Logo, assim como deixei claro "...lembre-se de que estamos falando de conselhos e experiências de assuntos como ansiedade, desertos, distúrbios, lutas, desesperança, desentendimentos familiares, problemas na convivência, desânimo, projetos que não dão certo, ruínas, solidão, tribulações... Enfim, perdas, perdas e mais perdas..." (se meu post fosse sobre “meu sorvete preferido”, eu não ia escrever sobre “a pizza ou a fruta preferida”... E mesmo assim, isso não indicaria que eu só goste de sorvete!) , mas isso não significa, em momento algum, que a vida (a minha, em questão) gira em torno destas coisas! Bem pelo contrário, pois é exatamente por minhas experiências de conquistas e vitórias, que posso "contribuir" com aqueles que estão lá no comecinho do processo... Qual processo?? "Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé Nele, temos PAZ com Ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo... E também nos ALEGRAMOS nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem PACIÊNCIA, a paciência traz a APROVAÇÃO de Deus (ou a "experiência"), e essa aprovação cria a ESPERANÇA..." (Romanos 5.1-5 NTLH)

    Eu não peço nada, nada mesmo! Eu, assim como você, mana, só tenho o que agradecer (mas o assunto daí, É OUTRO!!!), pois tenho tido uma vida maravilhosa!!

    Bem, ao que tudo indica, pegastes "o barco andando" no post! Mas mesmo assim, fico feliz por expressar, de fato, o que estás sentindo!! Mas fique tranquila, pois foi apenas uma interpretação equivocada!

    Carinho sempre, Caren diLima

    (P.S. "...ganhos reais, não só os que tens ao contribuir com a felicidade dos outros." Não são apenas estes, mas creia-me, já bastariam se fosse!!)

    ResponderExcluir
  5. Nossa Moça Bonita, meus parabéns, ótimo, me identifiquei bastante com tudo o que você disse, principalmente a parte em que você falou sobre os conselhos que primeiramente nós ouvimos, mas queremos os resultados pra ontem... às vezes sou assim, mas infelizmente esperar, para um ansioso, é difícil. Mas gostei muito da analogia com a parábola do semeador, realmente é isso mesmo. Poxa, nota 10!! Já li duas vezes e vou ler a terceira... abração e beijão!!

    ResponderExcluir
  6. Alan (Anônimo)!! Querido amigo, sabes que já tens um lugar especial em meu coração!!! Com certeza já sabes também que você foi um dos inspiradores deste texto, não apenas por me chamares "Moça Bonita", mas porque sinto realmente o quanto vale a pena "ministrar" a você, pois és um menino inteligente e sei que, mesmo que fique "ansioso" com os resultados, tens um solo fértil no coração!!! Te adoro muito, querido!!!!

    Grande beijo da "Moça Bonita"!!

    P.S. "Queria ter mais tempo pras nossas conversas no msn..."

    ResponderExcluir
  7. Oi Ca!
    Amei seu texto,de verdade,parabéns!
    Acho que somente quem passa pelo nosso problema é que realmente entende nossas flutuações de humor,pois as vezes estamos com pressa de sermos curados,e outras conseguimos aprender muito na dor,nos tornamos mais fortes.E pode ter certeza que muitas vezes tuas palavras foram de grande ajuda,na verdade,em certos momentos,a única ajuda e compreesão que eu tive.É até engraçado,pois eu não te conheço pessoalmente,mas vc é uma das poucas pessoas que realmente me entende,que eu posso desabafar sem ouvir críticas.Deus te abençoe muitão!BjO

    ResponderExcluir
  8. Amanda!! És uma querida!! Venho acompanhando teus desabafos e palavras com muita atenção, e como comentei depois que você relatou sua última crise, tenho admirado e louvado ao nosso Fiel Amigo por causa do que Ele tem feito na tua história! Glória a Deus!! Tenho orado por você e até mesmo comentado a evolução que estás tendo à outras pessoas, inclusive em casa com minha família, temos louvado o Senhor pela sua fé inabalável, embora sejas tão jovem!! Deus te abençoe mais e mais, amada!

    Tuas palavras "Eu posso sentir Ele me abraçar nos momentos difíceis." São a prova das coisas mais importantes que temos e que NADA pode nos roubar, e isto, Amanda... É eterno!!!!

    Obrigada por suas palavras de carinho! Tenho aprendido muito através de você também!! :-)

    Beijo da amiga Caren diLima, ou CA!

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por visitar meu blog e deixar sua opinião!

CAren DiLima