quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

QUANDO SAMANTHA NASCEU? Parte 2


    Este texto foi comentado no dia 02 de Março de 2018. Por questões contratuais e até mesmo de preservação da obra, apenas mantive o post para reter material de referência à criação e história da obra hoje oficialmente intitulada EKKLESÍA / Autora CAren DiLima / Drago Editorial.
 Então, vamos recordar?!

   Att CAren DiLima

   P.S. Arte feita no PAINT =) .


   Final de ano é uma época muito cansativa para quase todo mundo, e depois de tanto corre-corre, nada como um período de férias, para nos recompormos. Para Samantha não é apenas uma pausa de tanto trabalho, mas a oportunidade de rever e passar momentos maravilhosos com seus pais, outra vez!

   No primeiro ano, parecia bem mais fácil fazer estas visitas (Oficialmente Sam e Helen ainda irão passar as férias no Nordeste com seus pais pela primeira vez), pois bastava bater a saudade e lá estavam em algum aeroporto: Filhas e pais! Mas a ocupação de cada um foi exigindo cada vez mais tempo e dedicação de todos os lados... E as férias ficam comprometidas, sempre com o mesmo destino: Os pais retornam para Jardim da Serra nos invernos, época de baixa temporada no hotel em que Leonardo (Guilherme) gerencia, e as meninas, que já estão de malas prontas, passam suas férias de verão em uma das mais belas praias nordestinas, a praia de Atalaias (Oficialmente Águas Verdes), em Sergipe!

   Além da bagagem, Sarah (Helen), está levando a sua mais nova personalidade "adolescente rebelde sem causa". A menina está naquela fase em que precisa chamar a atenção de todos a sua volta, e Samantha não entende suas razões, embora já tenha parado para ouvir a irmã.
Sarah (Helen) foi mal no colégio e passou de ano raspando, fica mais tempo na casa dos tios confabulando com sua prima e melhor amiga, Rebecca, do que na própria casa. E sobre estas férias Sarah (Helen) só fica reclamando "que queria viajar com as amigas e que, sua mãe tenta controlá-la quando está por perto". Sarah (Helen) reclama e dificulta ainda mais as coisas, como se já não fosse difícil para Sam ter que dar um tempo para suas responsabilidades em Jardim da Serra.
   Sarah (Helen) fica lembrando Sam dos transtornos que elas passam em cada visita aos pais.
O hotel é maravilhoso e a paisagem deslumbrante, mas Samantha tem verdadeira aversão ao calor de "40° C" que faz por lá, não gosta do contato com a areia, não se anima com a água salgada mesmo sendo de uma agradável temperatura... Se o assunto é praia, prefere apenas observar o mar de uma certa distância, em um dia de primavera ou mesmo no outono. De fato, dá até pra contar nos dedos as vezes em que esteve no litoral gaúcho.
   Sarah (Helen), por sua vez, não suporta a culinária do lugar (Oficialmente é Sam quem tem problemas com a culinária nordestina), faz cara feia e passa mal nas refeições, faz o maior drama dizendo que está "passando fome! Tudo cheira a peixe! Sente falta das massas, churrasco...", embora tenham alguns restaurantes atípicos, ela reclama mesmo assim que "não é a mesma coisa"!
   Cada uma com suas dificuldades! Mas ambas concordam que, no momento do reencontro com os pais, imediatamente os supostos "problemas" perdem a "magnitude"!

   Leonardo e Letícia (Guilherme e Verônica), seus pais, às vezes se preocupam com a possibilidade de não estarem agindo corretamente com sua família, porém, ninguém chega a outra conclusão, senão a de que "estão fazendo o melhor que podem por ela".
   Leonardo (Guilherme) trabalha há anos na Rede de Hotéis Campese, mas até a sua atual função, seu cargo era inferior e ele nunca precisou mudar-se de Jardim da Serra, pois esta fica muito próxima a cidades onde já havia trabalhado, como Gramado e Caxias do Sul. Quando a rede alcançou, há mais ou menos três anos (Oficialmente são mais anos), outros espaços, antes não explorados pela empresa (que são os Litorais de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe), todos os empregados de maior confiança, maior experiência e mais preparados, profissionalmente falando, receberam boas propostas. Todos eles concordaram e todos eles foram transferidos.
   Durante vinte anos (Oficialmente mais anos) o empreendimento respirava apenas os ares da serra gaúcha, iniciando em Caxias do Sul, e em alguns anos expandindo-se para cidades vizinhas. Há pouco mais de quinze anos, também passou a ocupar cidades nas serras carioca e paulista, mantendo sempre sua arquitetura no estilo Tudor. Mas para estes investimentos, em outros estados, não havia a necessidade de transferências, pois as responsabilidades por estes hotéis pertenceriam à outra administração, ou melhor, para o outro lado da tradicional família hoteleira, de origem italiana, os "Campese". Na serra gaúcha, o empresário Marco Campese Bianco é o sócio majoritário da rede, inclusive responsável pelos hotéis nos litorais (para estes, a arquitetura foi modificada, adotando totalmente o estilo Praia). Na serra carioca e paulista, sua prima Maria Leri Campese é a responsável (Oficialmente há outra explicação para a transferência etc).
   Com tanta tradição assim, com certeza Leonardo e Letícia (Guilherme e Verônica) estavam pensando no melhor para a família.

   Bem, durante o dia todo Samantha esteve na clínica, um dos motivos que a levou ao trabalho na véspera da viagem foi que sua amiguinha e cliente vip, Lisa, havia marcado uma hora para o seu bichano Henrique. O pobre estava debilitado porque acabou comendo uma pequena quantidade de uma folhagem tóxica, do jardim vizinho, porém, nada tão grave. Samantha já havia orientado os primeiros-socorros através de um telefonema.
   Sam adorou ver a amiga! Inclusive, Lisa e a mãe aproveitaram a visita à clínica para comprar um animalzinho para o irmão mais velho de Lisa, que fará aniversário nos próximos dias. Mas não sabiam direito o que levar... Samantha sugeriu "um peixe (que é fácil de cuidar), um pássaro, ou quem sabe um cãozinho pequeno (por causa de Henrique e Mel)!" Sam ainda não conhece o irmão, então deu a sugestão de, "quem sabe se fosse melhor o menino vir à Pet Shop escolher"... Mas Lisa e a mãe queriam a ajuda da especialista, e como ela iria viajar, até seu retorno o menino já teria feito aniversário. Levariam o presente aquele dia mesmo, e um cãozinho era o ideal (Oficialmente o irmão de Lisa não mora com a família. Ele mora em um apartamento em Jardim da Serra)!
   Na Pet Shop estavam disponíveis alguns cães de raças pequenas, como os fofos Yorkshire e Maltes, e o esperto Pinscher! Como ele não tem nenhuma experiência com animais, optaram pelo Pinscher, pois um pelo curto dará menos trabalho. Lisa estava sorrindo e satisfeita!! As amigas se abraçaram, recomendando "boa viagem" uma à outra (embora Lisa morasse ali ao lado), e Samantha, na "versão veterinária", ainda recomendou que o cãozinho retornasse em algumas semanas para a revisão!!

   A hora mais dura do dia foi, sem dúvidas, a despedida de Sam e seu cão Mon Ami...
Samantha levou o amigo para a clínica logo cedo, pois o deixou aos cuidados da sócia e amiga, Débora, que o levaria dali direto para a sua casa.
   Débora jura que não existe cena mais patética que esta: Uma veterinária nata rendendo-se à nostalgia, aos prantos, cada vez que se separa do seu cão. Mon Ami não deixa por menos, pois adoece antes mesmo da separação, e fica o tempo inteiro grunhindo, tristonho, percebendo toda a movimentação... Débora tem que concordar que é de partir o coração.

   Pela manhã, as meninas partirão de Jardim da Serra. Está tudo combinado com seu tio (Agora sua tia Carla), que as levará de carro, até o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

   Sam está um pouco apreensiva, especialmente por causa da irmã. Parece que, no fundo, no fundo, ela se responsabiliza pelas atitudes e comportamento da outra, como se os pais fossem culpá-la por Sarah (Helen) estar assim, tão "adolescente".
   Talvez não durma tão bem esta noite...
   Por alguns minutos, se arrepende em sair de férias. Está com a impressão de que alguma coisa não está certa, mas logo repensa e acha normal, afinal, quem não sente um friozinho na barriga antes das viagens longas?
   Sam anda pela casa antes de deitar-se, para rever se está tudo organizado. Olha para sua xícara de chá, enquanto tira suas próprias conclusões de que "não é a mãe de Sarah (Helen), por isso não deveria estar se sentindo como se estivesse indo para uma prova de vestibular. Também não abandonou a clínica nem está sendo desumana a respeito de Mon Ami... Não há nada de errado, afinal! Está de férias e vai curtir muito ao lado da família!!"

   Já passava das 10:00pm. Sarah (Helen) estava dormindo e agora Sam iria fazer o mesmo. Apagou a luz e concluiu seu monólogo com a xícara, enquanto a deixava no criado-mudo, e deitava-se: "É isso! Atalaia (Águas Verdes) que me aguarde então"! Suspirou.


>>Então, meninas: Uma boa viagem e não esqueçam o protetor solar!!

(Quem sabe o que pode estar aguardando em Sergipe?!)

Abraço e até o próximo capítulo.

by CAren DiLima
Revisão linguística Ane Patrícia de Mira (Mas hein, te mete!!!)

3 comentários:

  1. Cáren,

    Muito tri, tô louca pra ler mais. Não demorem meninas!!!!!!!!!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, não precisava dar os créditos da revisão, rsrsrsrsrsrs.

    Mil beijos mana e continua escrevendo.

    Ah, vê se faz um twitter.

    ResponderExcluir
  3. Hum... Já me disseram isto (sobre o Twitter), por enquanto a história de Samantha também está disponível no My space!!

    "Hahahaha, não precisava dar os créditos da revisão, rsrsrsrsrsrs." >> Ok, mas faço questão!! hehhehe

    Mil besos para ti también

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por visitar meu blog e deixar sua opinião!

CAren DiLima