segunda-feira, 6 de abril de 2009

UM TRABALHO ESCOLAR SOBRE... UM AMOR QUE VALE A PENA!!




Dia desses ajudei minha filha com um trabalho escolar muito interessante de Ensino Religioso... Há quem defenda a idéia de que o Ensino Religioso ensinado nas escolas deveria abordar assuntos sobre todas as Religiões, suas origens, suas histórias, crenças etc, mais ou menos como vemos nas aulas de Filosofia... Não acho uma má idéia, mas todos nós sabemos que não é assim que funciona no momento, e a Escola da minha filha, por ser Luterana, "puxa a brasa" especialmente para o Cristianismo.
Bem, a professora elaborou um projeto chamado “Conhecendo a Bíblia na Família”. A cada semana dois alunos levam para casa uma maleta contendo uma "Bíblia ilustrada" e um livro chamado “O que é a Bíblia?”, ambos editados pela Sociedade Bíblica do Brasil, e um bloco grande onde a criança, com a ajuda dos pais, faz um relatório sobre uma história que escolheu... Desde o início aprovei a iniciativa, já que além da criança o projeto inclui a família, seria mais uma experiência super saudável que os pais poderiam compartilhar com o filho, tendo também mais uma oportunidade de lhe dar atenção!! Hoje em dia a maioria dos pais não tem “tempo” pra gastar com um filho, e além da quantidade de tempo ser mínima, a qualidade então, nem se fala... Tenho compartilhado experiências com outras mães de coleguinhas da Carolyn, e percebo muita negligência e confusão da parte dos pais, e uma total perda de controle da situação, já as crianças estão vivendo uma extrema carência afetiva e acabam usando todas as armas para chamar a atenção dos pais, na idade dos nossos filhos, entre 5 e 6 anos, no momento essa carência está refletindo no comportamento negativo em casa e na Escola e na falta de interesse nos estudos (nunca é tarde pra consertar as coisas, mas o quanto antes melhor...) E desculpem a arrogância no assunto, mas graças a Deus a Carolyn vai muito bem na Escola, seus cadernos são um amor e ela se dedica às atividades com muito carinho, também é uma filha amorosa, desprendida de preconceitos, carinhosa, obediente (Obrigada Deus!! Obrigada Deus!!)!! Vale a pena investir tempo, conhecimento, e muita conversa com esses pequenos cidadãos que temos a obrigação de educar. Não é fácil. Não é fácil mesmo, mas principalmente na fase em que a minha filha está, eu posso dizer com todas as letras: "Vale a pena!!" Ok, não sou a melhor mãe do mundo... Mas eu juro que essa é a minha meta!!!

Sobre o trabalho: Primeiro escolhemos a história... Aquelas superfamosas tipo “Arca de Noé”, “Davi e o Gigante”, “Jonas e o Peixe Grande”, no caso da Carolyn estão mais do que decoradas!! Dei a sugestão de falarmos sobre Jesus... Nascimento? Ah sim, nos Natais as crianças já ouviram essa!! Então vamos pular direto para Páscoa, falar da Cruz ou da Ressurreição... Até que, li um título que chamou a atenção da baixinha: “Jesus e as Crianças” (Hum, já é uma oportunidade de evangelizar as próximas famílias que irão ler, pensei. Você sabe que cristãos, principalmente evangélicos, tem essa “mania” de querer “converter” todo mundo, né?! Rsrsrssr).
Então, mãos a obra!!! Li a história que se relata no livro de Marcos 10. 13-16. A Carolyn escreveu o título da história escolhida, no bloco dos relatórios. Na parte dedicada ao desenho deixei que se expressasse livremente; Ela desenhou Jesus e algumas crianças a Sua volta, todos com corações acima da cabeça, e comentou comigo que as crianças seriam ela e os colegas!! Pronto o desenho!! Agora só estava faltando escrever sobre o que aprendemos... Conversamos e chegamos a uma conclusão: “Jesus ama as crianças e se importa profundamente por sua salvação. Todos nós devemos recebê-lo com o coração humilde e sincero, como o de uma criança.” Ambas ficamos satisfeitas, e na observação final incluímos: “Minha família e eu amamos Jesus e também a Bíblia!!!” Espero de coração que estas palavras se tornem sementinhas em alguns corações, e que possam brotar!!

"Jesus ama as criancinhas!!" Esse episódio na Bíblia me comove muito, especialmente porque aproxima Jesus de quem Ele realmente é para mim: Meu Salvador e Senhor, e ao mesmo tempo meu Amigo, meu Braço Forte, meu Conselheiro, Amado da minha alma!!! Alguém em quem posso confiar toda minha vida e descansar totalmente em Seus braços, alguém que posso acreditar quando diz: “ Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso." (Mateus 11. 28 Nova Tradução na Linguagem de Hoje); “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” (João 10.10b Revista e Corrigida); “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim..” (João 14.6 NVLH)...
Acho que a simplicidade na salvação em Jesus é o que leva muitas pessoas a duvidar... Tudo na vida é conquistado com muito esforço, pelas próprias mãos. Tudo tem um preço alto demais, todas as religiões ensinam que há um preço... Por que desta vez ia ser diferente? Parece não fazer o menor sentido. Por isso o coração tem que ser como o de criança, sem orgulho, sem receio, sem desconfiança... Pra aceitar essa simplicidade. É um presente de Deus, já foi pago. A gente diz: “Ah não, obrigado!!” ou “Puxa, valeu!!”, é só isso. Só isso mesmo. A razão? Deus ama você!! Deus ama tanto, tanto, tanto você... Com um amor tão grande que nos constrange, pois é imerecido, mas Ele ama assim mesmo, e mesmo que você não queira ou não acredite, sinto muito, mas nada do que você disser ou fizer pode mudar ou diminuir esse amor que Deus sente por você!!!
Bem, me empolguei mais uma vez!! Mas é que falar desse amor é mesmo empolgante, principalmente quando se está vivendo esse amor, como na canção “Cantarei desse Amor”, que a Aline Barros canta com o PG (adoro os dois!! Quer ouvir??
http://www.youtube.com/watch?v=B15Ii6xt6qE ).

Pra finalizar, quero deixar um grande beijo pra Maíra, que é a professora de Ensino Religioso da Carolyn!! "Maíra: Amamos fazer esse trabalho!! Deus abençoe todos os teus propósitos com essas crianças, e realize todos os teus sonhos!! Tenho um carinho especial por ti, tu sabe!!”
Deus abençoe a Escola da minha filha; abençoe cada aluno; abençoe cada professor (inclusive meu amigo Duda!! “Deus te ama muito, guri!! Ele quem te deu essa inteligência toda, e tem coisas maravilhosas pra tua vida!!! Abração!!”); abençoe o pastor Elmer, a Débora e seus filhotes, são pessoas de Deus!! Enfim, abençoe cada colaborador!! Estou orando por vocês e suas famílias!!!

Abraço a todos

CAren DiLima

P.S. “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3.20)

2 comentários:

  1. Caren!!!
    Fiquei muito feliz por saber que foi tão agradável e interessante para vocês fazer a tarefa do nosso projeto!
    Realmente, estudar a Palavra de Deus é maravilhoso!
    Você e a Carolyn moram em meu coração!
    Que Deus abençoe você e sua família!

    ResponderExcluir
  2. Maíra!!

    Que bom que tu conseguiu acessar o blog!! Fico feliz que tenha lido!!! Você tb mora no nosso coração, linda!!! Um beijão e muitas bençãos do Senhor!!!!!!

    Caren diLima

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por visitar meu blog e deixar sua opinião!

CAren DiLima