quarta-feira, 4 de março de 2009

MANTER A DISTÂNCIA (Pelo menos por enquanto...)


Estive meditando nas palavras de Mário Quintana: "A arte de viver é simplismente a arte de conviver... Simplismente disse eu, mas como é difícil."

Bem, não precisa ser nenhum gênio pra se chegar a esta conclusão, com todo respeito seu Mário, mas basta alguns anos de vida pra incluir mais este tom cinza em nosso mundo cada vez menos cor-de-rosa...
Relacionamento é uma das coisas mais complicadas que conheço (estou falando de todas as pessoas que convivem conosco, inclusive aqueles que nem temos tanta amizade, mas a situação nos obriga, como parentes e colegas de trabalho, por exemplo). Dá um trabalhão manter um saudável e feliz e quanto mais relacionamentos... Você já sabe: Mais trabalho e mais dor de cabeça. Se vale a pena? Responda você mesmo, baseado em todos os seus.

Por um pequeno período de tempo, e isso já tem seus 8 anos, eu passei por um "deserto" de relacionamentos, só tinha mesmo aqueles em que estava obrigatoriamente presa, não dava nem pra fazer uma lista de convidados pra um níver, uma "seca" mesmo, amigos quase zero... Eu acho que me desiludi com as pessoas, descobri que todo mundo tem defeito, que não importa quando, mas uma hora a gente vai se decepcionar, vai perder alguém... Daí acabei me fechando em uma concha. Até que alguém me disse: "Você reclama que não tem amigos, mas eu não vejo você fazer uma força pra manter uma amizade mais..." - Hum... É verdade. Acho que estou errada, afinal, só estamos exercendo nossa humanidade, né? Eu também tenho defeitos, também vou decepcionar alguém... Acho que minha atitude não está sendo nem um pouco cristã... Pensei. E decidi abrir meu coração.

Desde então, tenho tentado conviver pacificamente com todos ao meu redor. Mas é difícil... Pra falar a verdade, tem que melhorar muito pra ser difícil! O desgaste emocional que alguns relacionamentos nos proporcionam é um mistério... Nos meus momentos "down" eu sempre penso se vale a pena manter algumas pessoas tão próximas... Tenho a impressão de que quase ninguém é sincero, que quase ninguém está disposto a se doar um pouco, e que quase todo mundo só julga, julga e ah sim: Julga (Não estou generalizando, tenho convivido com pessoas incríveis, que até dói quanto sinto falta). Especialmente hoje estou pensando naqueles que se tornam difíceis... Alguém que sempre decepciona, outro que não sei se amo ou odeio porém não consigo viver sem, outro que me dedico por seu bem estar, mas que é tão indiferente comigo... Coisas que magoam (e olha que não sou de ficar magoada tão fácil)...

E quando se trata de alguém que faz parte dos nossos laços familiares, então?! Hoje ouvi alguém dizer: "Ele é meu irmão, mas sabe quando queremos MANTER A DISTÂNCIA??!!" Poxa, eu sinto isso também, às vezes... E quem nunca sentiu que atire a primeira pedra!
Acho que às vezes nos sentimos pressionados, sei lá, meio "terror psicológico" mesmo. Não é fácil dar carinho e receber ingratidão, e coisas do gênero...

No momento estou estressada, tensa, com dor no estômago e meio triste com um dos meus relacionamentos... Eu juro que tento entender... Estou orando sobre isto. E como eu sempre digo lá em casa: "A gente tem que aprender ver o copo meio cheio!" E independente de qualquer coisa, espero de coração nunca despertar sentimentos negativos nas pessoas ao meu redor, mas carinho, bondade, amizade, ajuda, esperança, amor. E que, ao menos não por muito tempo, ninguém queira MANTER A DISTÂNCIA de mim.

Pra terminar, um Viva pra todas as pessoas que me fazem sorrir: "VIVA!!!" (Preciso vê-los mais seguido)...

CAren DiLima

2 comentários:

  1. Nos últimos anos tudo o que não tenho sentido é revolta, decepção ou o desejo de manter distância de alguém. Consegui, e nisso agradeço aos meus quase 31 anos de vida, a ter amizades e relacionamentos familiares sem grandes envolvimentos desde seu início. Tenho uma grande lista de pessoas queridas que quando pisam na bola comigo abro o jogo de cara. Guardar pra si as decepções só aumentam a mágoa. O negócio é jogar limpo, descarregar mesmo, dizer tudo "na lata". Depois, o alívio e o que resta é só o que é verdadeiro. Se é amizade mesmo, fica, se é pó, se vai.
    Conquistei minha independecia nessa área. Não preciso, necessariamente, de ninguém pra ser feliz, mas sou feliz com as pessoas que tenho ao meu redor.
    E pra mim família é sempre será o laço mais estreito que teremos na vida. É a forma de Deus nos dizer que precisamos amar incondicionalmente, não importa o tempo, o clima, as pessoas. Família é sagrada.
    Grande beijo e oro pra vc ver tudo mais colorido, como eu tenho visto.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, não precisava pegar pesado hehheheh, mas é que realmente eu tenho um defeito... Me envolvo demais, e isso transforma meus relacionamentos em coisas mais importantes do que deveriam ser... Como o Cris disse dia desse: "Tu e os teus rolos!!" hehheheheh

    E observação, não fico magoada, só dou um tempo pra não me estressar tanto, depois fica tudo bem!! Alguns amigos que o digam, né .................?! hehheheh

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por visitar meu blog e deixar sua opinião!

CAren DiLima