domingo, 4 de abril de 2010

AFTER THE FIRE... Após o Incêndio...

Faz um certo tempo que não escrevo nada novo aqui, este é resultado de dias tumultuados que tem me ocupado integralmente. O último post se chamou "Estante da Vida", para resumir mais ou menos uma nova fase em minha história... E eu sabia que estaria envolvida demais com tudo isto.

Nem todas as novas experiências são agradáveis, e infelizmente a minha maior ocupação é com um novo tratamento que precisei me submeter, mas ainda estou, pacientemente, me adaptando a ele. Tranquilidade num dia, noutro desconforto. Deste jeito, dia sim, dia não, dia também...

Resolvi escrever sobre isto, pois acredito que nada na vida é por acaso, e também porque na minha apresentação eu me comprometi de compartilhar minha humanidade e ajudar, de certa forma, aqueles que estão no mesmo barco. Então, para ser justa, posso expor aqui minhas debilidades e necessidades.

Meu tratamento é para Ansiedade e Síndrome do Pânico. Na verdade, desde adolescente tenho os sintomas, a única coisa que mudou agora, é que finalmente um especialista nomeou esse meu transtorno, depois de uma crise em meados de Dezembro. Claro que as crises se agravaram consideravelmente.

Procurei ajuda desde então, e por incrível que pareça (assim como tudo em minha vida), tenho aprendido muitas coisas boas com tudo isto e também estou me relacionando com pessoas maravilhosas que passam pelo mesmo que eu! Passei a ser membro da Comunidade ANSIEDADE (122.203 membros), no Orkut, e por notar que algumas pessoas ali professam a mesma fé que eu, criei o Tópico EVANGÉLICOS.
Temos compartilhado das nossas experiências nada agradáveis, mas também compartilhado a nossa fé e esperança em nosso Senhor, que nunca nos deixa sós! Tem sido uma forma edificante de crescer na Graça! Compartilhamos músicas que nos dão força pra vencer, orações, e principalmente a Palavra de Deus (incrível como encontramos conforto para tudo na Bíblia!).

Esta postagem chama-se "AFTER THE FIRE... Após o Incêndio..." e é, pra variar, o título de uma canção (outra!). Quando ouço esta canção, é como se eu ouvisse a voz do meu Senhor me dizendo "Depois desse silêncio você encontrará... Depois destes ventos de mudança... Tudo o que é bom e verdadeiro entre nós continuará sendo! / Devagar, devagar... As páginas da vida vão virando... Crescendo, sabendo, e isto tudo tem um preço. / Após o incêndio acabar, depois de varrer as cinzas, após a fumaça se extinguir... EU estarei aqui pra você!"

Link desta suave canção de Amy Grant

Bem, no último Sábado, pela madrugada, tive uma eminente crise de pânico. Dormi bem, e de repente... Acordei com o coração acelerado, mãos suando frio, falta de ar, aperto no peito, medo, despersonalização, fraqueza, sensação que ia desmaiar a qualquer momento (só quem tem este transtorno sabe do que estou falando... É muito, muito desagradável mesmo). Então tomei meu medicamento para emergência (Thank's God!) e fui para a garagem da minha casa tomar um ar, me sentei num cantinho no chão e fiquei lá quieta, encolhida, esperando o "incêndio acabar..."

Não sei quantas vezes mais terei que enfrentar esta situação... Mas tenho aprendido uns "truques" para driblar os sintomas, que às vezes funcionam, outras vezes não... Uma coisa bem eficaz é ficar perto de quem nos inspira "proteção"! Não é por acaso que, quando eu não sabia o que estava se passando com meu corpo (e achava que ia morrer, sei lá), eu corria pra uma Clínica. Bem, se existe um lugar seguro pra se ter um "piripaque" é entre médicos, né?! Outro refúgio é a presença da mamãe! Perdi as contas de quantas vezes a chamei pra vir correndo ficar ao meu lado! Se é psicológico, não sei, mas sempre funcionou! "Thank's, mom! You are wonderful! GOD bless you!!!" E ultimamente, percebo que tenho ao meu lado um anjinho da guarda, verdadeira âncora que me prende à vida, que sabe muito bem me acalmar nos momentos frágeis do meu dia. Com apenas 7 anos, essa criança linda chamada CAROLYN, me acalma com sua voz doce, me contando estórinhas, com afagos em meu cabelo, até tudo passar... Minha companheirinha, bênção do Senhor na minha vida! (Ele sabia que eu ía precisar!) "Daughter, you're my angel! I love you forever!!!"
"Mama e filha: É muito bom tê-las por perto!!!!!"

Bem, mas na madrugada de Sábado eu não chamei ninguém, e não corri pra lado algum... Todos estavam dormindo, o carro está no conserto, nada de clínicas ou pessoas me ajudando... Fiquei no meu cantinho, na garagem, esperando, esperando... Engraçado como estou ficando especialista nesta palavra, quem sabe seja este mesmo o sentido: Aprender a es-pe-rar! Isto inclui ter fé, confiar em Deus, ter tranquilidade pra enfrentar as adversidades da vida etc, etc, etc... Mas confesso que o mais importante nisto tudo é que eu tenho certeza (isso pode parecer meio insano, louco mesmo para alguns) que Deus está realmente comigo e que "após o incêndio acabar, depois de varrer as cinzas, após a fumaça se extinguir... DEUS continuará aqui pra mim!!!"

"Um grande beijo para todos que participam do Tópico Evangélicos, na Comunidade Ansiedade, do Orkut! Eu amo vocês, cada um tem sido uma bênção na minha vida! Lembrem-se que estou orando por cada um de vocês!!!!"

Alguém que está muito bem!

CAren DiLima

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.
Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós."
(1 Pedro 5. 6-7)

8 comentários:

  1. Oi Caren ... em primeiro lugar muitissimo obrigado mesmo por dividir conosco esse problema que sulga tanto de nós ... primeiramente ... me chamo Sheila tenho 28 anos e tbm sofro om esse probleminha tão incomodo ... engraçado é que tive a minha primeira crise aos 16 anos por meio dessa crise fui levada a me converter ao SENHOR me render á seus pés implornado por força ... mas ñ consegui ficar muito por ver tanta gente sofrendo acabava por me deprimir muito se falar que ficava tbm muito nervosa por conta dos louvores altos demais já que nunca gostei muito de barulhos muito altos nem mesmo em baladas(talvez por isso nunca tenha gostado muito de baladas!!!), enfim após muita luta contra as crises fiquei bem, achei que ñ fosse conseguir chegar aos meus 18 anos, mas através de muita luta o SENHOR me abençoou me permitindo ficar livre dessas crises sem precisar de medicação, apareciam as vezes , mas iam da mesma forma que vinham, rápido, porém , essa ultima semana elas voltaram a me acometer com força total, e sempre nas horas em que tento dormir , dos sintomas fisicos causados pelas crise o que mais me incomoda é a queimação dentro da minha cabeça, esse é o sintoma que mais me incomoda e o pavor constante de ñ consegiuir dormir , então sab. passei muito mal na hora de dormir e ñ suportando pedi ajuda á um amigo pra que fosse comigo ao P.S de um hospital qui perto, com muito medo do que me dariam lá , já que na 1° vez a medicação que me davam ñ resolvia em nada só me dopavam e me angustiavam mais ainda , pq eu ñ conseguia desligar, me fala Caren como é pra vc , os medicamentos que vc usa ajudam de fato, vc consegue dormir, estou apavorada sem saber o que fazer , e com muito medo pq ñ tenho convenio nem condições de pagar um particular, e estou muito assustada mesmo.Me dá uma luz Caren, algum conselho que me ajude já que já enfrenta esse deserto a tempos, por favor.Vou deixar uma msg lá no tópico do orkut onde a encontrei, e creio muito mesmo que foi DEUS que me permitiu encontra-la,um enorme bj e obrigado pelas palavras tanto aqui qt no tópico do orkut, ajudam muito mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus!!!

    Sheila, é por esse tipo de comentário que a gente sente o quanto vale a pena ajudar as pessoas, em nome de Jesus!! Realmente, o tópico Evangélicos tem abençoado a vida de muitos, inclusive a minha vida! Fique muito à vontade lá, sabendo que estamos todos com você!!!

    Fique tranquila, já postei no Tópico os meus medicamentos e sua eficácia! Mas consulte seu psiquiatra!!

    Um grande beijo!

    Caren diLima

    ResponderExcluir
  3. oi visite o meu blog da síndrome do pânico, uma experiência pessoal-infernal, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Querida do Blog Síndrome de Mim Mesma! Li seu Blog, e achei seus textos bem interessantes, apesar de usares uma linguagem que nem todos estão aptos para entender. Lamento por seu transtorno, assim como o de todos que, assim como eu, estão lutando contra eles. Confesso que as palavras me chamaram bastante atenção, mas uma frase em especial eu preciso contestar (calma, é apenas meu ponto de vista!), quando dizes "Uma vida não basta. Uma morte não basta." Digo que "Uma vida vivida por você, e uma morte imerecida, pela simples escolha de amar você e condiciona-la a ter vida, e vida com abundância... Basta em todos os sentidos!!"

    Deus te abençoe, oro pra que você possa encontrar o sentido disto tudo... Grande abraço! Caren diLima

    ResponderExcluir
  5. Olá Caren!! Quando tive a primeira crise, aconteceu desse mesmo jeito.. Realmente só quem passa sabe o quanto é desagradável!! Mas ainda bem que temos um Deus maravilhoso com quem podemos contar sempre!! Nda melhor do que ser totalmente depende dele né?

    Abraço, Líliam Louise

    ResponderExcluir
  6. Cáren, acredito que o fato de a gente expor nossa humanidade é um passo importante para começarmos a nos resolver. Já sabes né, não tenho pânico, mas transtorno bipolar, que é outro martírio se não tratado. Mas admitir, não negar e avisar a família já é um salto positivo. Os remédios ajudam, mas metade da coisa é opção nossa. E fé, nesse caso, é fundamental. Na hora da angústia, lançar sobre Ele é a melhor solução, e aquele cantinho de que vc fala, pode parecer, aos olhos humanos, o chão frio de uma garagem, mas aos espirituais, os braços aconchegantes de nosso Pai.

    Beijos mana.

    ResponderExcluir
  7. carén, concordo em genero, numero e grau com sua irmã.. fico feliz que tenha procurado de um jeito ou de outro passar por isso com a kbça erguida, com jesus acima de tudo, pois como ela disse pode parecer um chão frio na garagem, mais se nesse momento teus olhos e teu coração tiver nele, será com certeza o colo do pai ti aquecendo nesse momento de angustia. Com Certeza meu problema não tem nada haver com o seu, mais tenho lutado e as vz parece que não tenho forças pra suportar os meus momentos de angustia que não tem nada haver com niguem, mais comigo mesma! Nossa mente é algo terrivel, pra não enlouquecer estou lendo o livro de Joyce Meyer (campo de batalha da mente) recomendo. Tenho fé naquele que na hora de nossa angustia está do nosso lado.

    Quero compartilhar com vc uma palavra..

    ...Então, levantarás o rosto sem mácula, estáras seguro e não temerás. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembranças como de aguas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo. Deitar-te-ás, e niguem te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor. Mas os olhos dos perversos desfalecerão, o seu refugio perecerá; sua esperança será o render do espirito. JÓ 11, 15 à 20.

    Tuas palavras serviram pra mim como força e encorajamento! Obrigada!
    Sabe q se precisar estou aki..

    bjinhOos
    Vanda Sanches

    ResponderExcluir
  8. Ane e Vanda!

    Lindas, vocês são a prova do quanto o nosso Senhor é bondoso para conosco!! Não sei o que seria de mim sem amigas como vocês (Hum... Isso dá um post novo!!), amo vocês demais!!! É verdade todas as palavras que escreveram, vou guardá-las com muito carinho em meu coração, mulheres de Deus!!!!

    Beijão da amiga sempre, sempre

    Caren diLima

    P.S. God bless you! S2

    ResponderExcluir

Oi! Obrigada por visitar meu blog e deixar sua opinião!

CAren DiLima